Coifa Tramontina na loja Casanier

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cozinha mais colorida

As cores estão presentes no nosso dia-a-dia, no ambiente em que vivemos, nos objetos que usamos, nos alimentos que comemos, nas nossas roupas...

Conceitualmente, podemos dizer que cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz. 

O termo "cor" pode ser usado em diversos contextos e em expressões populares. Quando alguém diz que deu "cor à vida", está querendo dizer que mudou de atitude em relação a ela, que quer viver mais intensamente, com mais alegria. Já quando alguém sofre um calote ou não tem recursos financeiros pode se referir a esta situação com a expressão que "não viu ou vê a cor do dinheiro". E aquela pessoa com uma "cor de burro quando foge"?

As cores possuem diferentes significados e podem assumir diferentes funções como no caso dos sinais de trânsito. Elas podem simbolizar determinados acontecimentos ou sensações: o vermelho simboliza a guerra, o verde a esperança e o branco é o símbolo da paz. No Ano Novo algumas pessoas colocam roupas com cores específicas para ter o que aquela cor representa no ano vindouro.

Elas também estão relacionadas às emoções, podendo melhorar nosso astral e até mesmo nossa saúde. Elas ajudam a harmonizar nosso organismo, equilibrando corpo e mente. A cromoterapia, ou terapia das cores, é a aplicação das cores em beneficio de nossa saúde. Essa prática, usada pelo homem desde as antigas civilizações, busca tratar as doenças e os desequilíbrios por meio da compreensão dos efeitos que cada cor produz na nossa mente e no nosso corpo. Cada uma tem uma vibração diferente, oferecendo um determinado benefício.

O significado de algumas cores usadas na cromoterapia é:
Vermelho: É uma cor poderosa e deve haver precauções no seu uso, pois em excesso pode provocar nervosismo e ansiedade. Pode despertar a sexualidade e erotismo. Ativa a circulação e estimula o sistema nervoso.
Laranja: É uma cor alegre e antidepressiva. Rejuvenesce e melhora o metabolismo e o sistema digestivo. Pode elevar a pressão sanguínea. Influencia o processo de tomar decisões.
Amarelo: É uma cor inspiradora por isso pode provocar alguma distração e perda do foco. Esta cor influencia o dinamismo e a capacidade de expressão. 
Verde: É uma cor associada à natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde. Atua em problemas cardíacos, dores de cabeça, insônias, etc. 
Azul: É uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação. Baixa a pressão arterial, tem função analgésica.
Índigo: É uma cor que simboliza a intuição e a compreensão. Purifica o sangue e tem um efeito anestésico e coagulante.
Violeta: É uma cor relacionada com a estabilidade e paz na consciência. Promove a concentração e eleva a autoestima. Acalma os nervos e os músculos do corpo, e elimina infeções e inflamações.

Neste sentido, na decoração de ambientes, o efeito estimulante das cores não pode ser negligenciado. Quando entramos numa casa, a cor pode nos agradar ou incomodar. Por isso, é interessante saber o que cada cor representa, para não absorver vibrações negativas. Vamos renovar o astral de nossa casa pintando as paredes, dando toques de cor no ambiente em que vivemos. Que tal uma tom alaranjado na cozinha?

Podemos começar com os utensílios. Porque não colorir nossa cozinha com as novas facas Colorcut da Tramontina? São vários os modelos e cores para deixar o momento de cozinhar muito mais prazeroso. Elas são novidades na Casanier e podem ser adquiridas em condições especiais de preço. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário